Os 4 Passos
As situações de emergência variam muito, porém existem quatro passos que todos os socorristas devem sempre seguir. Irão ajudar a avaliar a situação corretamente e a prestar o socorro apropriado sem esquecer nenhum dos pontos principais.
Os quatros passos importantes são:
-
Garantir a segurança;
-
Examinar a vítima;
-
Dar o alerta;
-
Prestar o Socorro.
-
Garantir a segurança
A primeira tarefa é assegurar-se das condições de segurança, tentando descobrir o que se sucedeu. Deve-se avaliar a situação e verificar a existência de potenciais perigos, nomeadamente, trânsito, incêndio, eletricidade, entre outros.
Nunca se deverá colocar em risco a segurança do socorrista, devendo apenas se aproximar da vítima caso o possa executar sem perigo. Se possível, deverá tentar garantir a segurança da vítima e de quaisquer outras pessoas que se encontrem na vizinhança do acidente.
Se a situação não for segura e não se puder oferecer ajuda sem se colocar em risco, alerte os serviços de emergência, devendo aguardar a uma distância de segurança, a chegada de ajuda qualificada.
-
Examinar a vítima
O socorrista deverá apresentar-se e explicar à vítima que vai fazer, isso dar-lhe-á mais confiança. Verifique o estado da vítima, sobretudo se está consciente e ventila normalmente. Situações em que o estado de consciência ou ventilação estão diminuídos representam risco de vida.
-
Dar o alerta
Se é necessária ajuda, alerte os Serviços de Emergência, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) ou outra ajuda qualificada, dependendo da situação. O 112 é o número de telefone de emergência utilizado por todos os estados membros da União Europeia; como alternativa, pode ligar para o número de emergência do país.
Correta Chamada 112:
-
Identificação do Contato;
-
Relato Conciso da Situação;
-
Localização;
-
Pontos de Referência;
-
Condição da Vítima;
-
Formação.
-
Prestar o Socorro
Deve-se prestar o Socorro à vítima de uma forma calma e controlada.